amor

Tapioca

Não é sempre que a gente encontra a goma para tapioca hidratada. Então a gente arregaça as mangas e prepara a goma assim...

Tapioca
sem gluten, sem leite, sem ovos e com o que você quiser!

Ingredientes*

  • 1/2kg de polvilho doce  
  • Água filtrada o suficiente para cobrir
  • Sal a gosto
* Todos os produtos industrializados podem conter traços de alergenos. Confirme sempre com o SAC da marca de sua confiança/preferência antes de consumir.


Modo de preparo

  1. Coloque o polvilho em uma tigela grande e coloque água até cobrir e ficar pelo menos dois dedos acima da massa. Depois de algum tempo vai parecer um gesso bem solido em baixo, com água em cima.
  2. Deixe de um dia para o outro em repouso para dissolver bem. Umas 12h é o suficiente.
  3.  Escorra a água sobressalente, depois seque com a ajuda de um pano limpo sem deixar excesso de água, até ficar só a massa lisa, bem dura, parecida com um gesso.
  4.  Quebre e esfarele essa massa com as mãos, e passe por uma peneira grande. Após tudo peneirado, acrescente um pouco de sal se quiser..
  5.  Em uma frigideira anti-aderente, espalhe a farinha e modele a tapioca como uma panqueca no fundo da frigideira. O segredo é deixar a frigideira ficar bem quente antes de colocar a massa.
    Dica: para uma tapioca bem leve, peneire bem a massa e na hora de colocar na frigideira ponha a quantidade suficiente para cobrir o fundo, sem ficar espessa. 
  6.  O ponto é bastante rápido, assim que desgrudar o fundo da frigideira, vire-a por alguns segundos e estará pronta. Basicamente a massa tem que secar na frigideira, não fritar. Não deixe escurecer nem endurecer. 
  7. Recheie a gosto com coco e mel, goiabada, carne de sol, homus, com maçã ou banana cozida com açucar e canela... Como bem entender! Para quem pode queijo de cabra a minha favorita de todos os tempos é com queijo pecorino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário