amor

Panetone / Chocotone perfeito sem gluten e sem lactose com Mix Pan Schar - sem álcool

Essa é a estreia de uma nova categoria neste blog: SEM LACTOSE. Porque para minha imensa alegria, meu filho está oficialmente curado da alergia a proteina do leite de vaca!

Eu ia fazer um post só a respeito mas uma amiga que tem um blog mais voltado ao assunto da aplv em si, o APLV SEM NEURA, da mamãe da Helena, já postou lá meu depoimento, então deixo aqui o link para quem quiser saber mais a respeito. Aproveito para agradecer a você, Samanta, pelo espaço e por sua luta pela causa!

Como minha sensibilidade ao gluten não-celíaca é para toda a vida, e minha intolerância a lactose continua das fortes, o blog segue mas abrindo esta nova categoria porque a partir deste momento eu não tenho mais cuidado com traços de leite e de soja, o que é vital para o sucesso em uma dieta restritiva mesmo.

Vale dizer que quem estiver em uma dieta restritiva de traços pode sim fazer qualquer uma das receitas desta categoria desde que se certifique com o SAC que os produtos que estão sendo utilizados não tem traços ou contaminação cruzada, ou fazendo as substituições sugeridas aqui (manteiga X gordura de coco ou leite X leites vegetais por exemplo).

Aproveito para deixar uma boa referência de texto para quem quiser entender melhor a diferença entre intolerância a lactose (o que eu e muitos adultos normalmente tem) e alergia à proteina do leite (o que meu filho teve e muitas crianças tem na primeira infância).

Sem mais delongas, segue o meu Panetone / Chocotone perfeito - que recebeu esse adjetivo porque simplesmente ficou igual aos da minha lembrança pré vida sem gluten, porque eu só pus nele o que eu mais gosto em Panetone e porque foi uma das poucas receitas que acertei de primeira na Máquina de Fazer Pão!

Além de ser uma delícia para o paladar, é também para o olfato: a casa toda fica perfumada, coisa que nenhum panetone comprado faz pela gente. Também é sem álcool, que normalmente ajuda no sabor e aroma, então é bom para quem amamenta como eu, por exemplo, ou evita por qualquer outro motivo.

Panetone / Chocotone perfeito sem gluten e sem lactose com Mix Pan Schar - sem álcool




Ingredientes*:

  • 1 e 1/4 de copo de água ou de suco de laranja
  • 1 ovo
  • 2 gemas (eu tinha elas sobrando em casa, da próxima vou testar usar 3 ovos inteiros e corrijo se der certo) (Update: sim, deu, ficou pperfeito!)
  • 5 colheres de sopa de açucar mascavo ou demerara
  • 2 colheres de sopa de óleo de castanha do pará (pode ser qualquer outro óleo vegetal que você goste)
  • 1/2 colher de chá de noz moscada
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha*** (uso da branca que não tem corantes ao menos)
  • 2 colheres de chá de essência de panetone***
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 colheres de chá de leite em pó (opcional, ajuda na liga somente)
  • 2 + 2/3 de copo de Mix Pan Schar**
  • 2 colheres de chá de fermento biológico seco
  • 1 copo ou 100g de chocolate amargo** picado (importante que não tenha ou não tenha muito açucar, muitos dos meio amargo ficam doce demais) ou se preferir, de frutas cristalizadas diversas
  • 1 copo ou 150g de uvas passa (usei orgânicas) Ou se ppreferir outro copo de chocolate!

* Todos os produtos industrializados podem conter traços de alergenos. Confirme sempre com o SAC da marca de sua confiança/preferência antes de consumir. 
** Este produto, até o momento, não é garantido sem traços de leite ou soja.
*** Vale lembrar que toda essência contém uma quantidade pequena de álcool.

Modo de fazer:

  • Utilizar as medidas de copo e colher da máquina mesmo e colocar todos os ingredientes na forma da máquina, na ordem apresentada, exceto os últimos dois (frutas cristalizadasou chocolate e uvas passa).
  • Ligar a máquina no ciclo normal ou básico (de 3h, que assa em 1h).
  • Antes da máquina dar a ultima misturada, acrescentar as frutas / uvas / chocolate picado. Na minha, que é a Britânia Multi Pane II, isso acontece cerca de 1h08 minutos depois do inicio do programa Normal, e ela inclusive dá um bip sonoro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário