amor

Torta de morango sem gluten, sem lactose (opcional sem leite)

Essa é uma tortinha maravilhosa que eu fiz com uns toma-lá-dá-cás. A porção é pequenininha mas é só dobrar a receita se for usar uma forma de fundo removível, daquelas de tamanho tradicional. Além de muito gostosa, é uma alternativa de quitute bem mais saudável!

Torta de morango
Sem gluten, sem lactose (opcional: sem leite e sem ovos)

Ingredientes:
200g de biscoito de sua preferência, conforme suas restrições (usei os sequilhos Panco)
80g de manteiga em temperatura ambiente ou óleo de coco para fazer sem leite
2 colheres de sopa de água
150ml de creme de leite sem lactose ou de chantily vegetal sem leite
60g de açúcar demerara
2 colheres de sopa de açúcar de baunilha
50ml de iogurte natural sem lactose ou leite de coco se for fazer sem leite
1/2 pacotinho de gelatina incolor em pó
40ml de água
Morangos orgânicos cortados ao meio para cobrir a forma
Geleia de frutas vermelhas para finalizar (opcional, pode ser a caseira)

Modo de fazer:
1- Processar os biscoitos até virar uma farinha fina. Juntar a manteiga ou óleo até formar uma farofa e acrescentar as duas colheres de agua para formar uma massa que nao grude na mão.  Se necessário juntar mais agua. Dispor ao fundo de uma forma de torta e levar ai fogo por 180g a cerca de 20 minutos,  até dourar bem. Deixe esfriar.
2- Siga as instruções para fazer chantily com o creme de leite ou o chantily vegetal. De praxe, deve-se gelar bem e bater na batedeira até o ponto desejado, 1 minuto na velocidade máxima e depoia sempre na média. Acrescente ao fim o açúcar demerara e o baunilha e misture bem (se usar chantily vegetal ao invés do creme de leite use só metade dos açúcares). Incorpore o iogurte natural ou leite de coco e reserve.
3- Dissolva a gelatina nos 40ml de água e leve ao fogo em banho maria até esquentar bem, dissolvendo por completo. Devagar, jogue sobre a mistura do chantily mexendo delicadamente até que estejam bem incorporados. Despeje essa mistura sobre a base de biscoitos na forma e leve para gelar. Quando começar a firmar, disponha os morangos picados sobre a torta e deixe gelar bem antes de servir!

Truque: se desejar que a massa permaneça mais crocante, ao esfria-la passe uma camada generosa de geléia de morango sobre ela, antes do creme branco. Mas lembre-se que isso deixará a torta mais doce!

Convém, em especial se você for servir no dia seguinte, "molhar" os morangos em uma geleia antes de enfeitar para ajudar a manter a aparência e o sabor.

Você pode finalizar com a geleia, para facilitar o uso, esquente um pouco. Mas lembre-se que ficará mais doce! Embora não seja tanto assim.

Atenção: em se tratando de dietas restritivas de leite ou ovos para alérgicos recomendo sempre contatar o SAC de tudo o que for usar para certificar-se de que não há contaminação cruzada!

Um comentário: