amor

Wraps ou tortilhas sem gluten, ovo e leite e com recheio vegano ("carne" desfiada de casca louca e guacamole)

Sempre gostei muito de wraps. Hoje, com um baita dum abacate na geladeira e vontade de comer guacamole, encontrei essa receita http://vidassemgluten.blogspot.com.br/2012/08/tortilhas-mexicanas.html?m=1 de Tortilhas que transcrevo sem tirar nem por (opa, pus sim, a paprica). Fácil e deliciosa. Lembra muito wraps!
WRAPS / TORTILHAS
Ingredientes:
Farinha sem glúten (não medi, pus por último aos poucos até dar o ponto mas ela cita 375g)
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
5 colheres de sopa de azeite de oliva
200 ml água morna
1/2 colher de chá de paprica picante
Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes numa tigela até obter uma massa homogênea, elástica e que não se cola às mãos.
Divida a massa em bolas com cerca de 8 cm de diâmetro cada. Com dois plásticos e um rolo de cozinha abra cada bola até formar um disco como massa de pastel, o mais fino possível.
Aqueça uma frigideira anti-aderente levemente untada com azeite de oliva e toste cada tortilha até dourar um pouco e começar a embolhar, vire e repita.
Recheie em seguida e sirva.
Estas fiz com guacamole e casca louca! Receita abaixo.
GUACAMOLE
1 abacate médio maduro
1 cebola picada em cubos
2 dentes de alho
1/2 tomate italiano sem polpa picado em cubos
Sumo de meio limão
Pimenta tabasco a gosto
Sal a gosto
Antes de mais nada "queime" a cebola cobrindo com cubos de gelo e água bem gelada por uns 10 minutos. Escorra, lave e misture todos os ingredientes. Prontinho!
CASCA LOUCA
Essa para mim é  a invenção do século! Sempre gostei de carne e frango desfiado e sentia bastante falta nessa minha transição alimentar para o vegetarianismo.  Nem sei a quem creditar mas foi no grupo Ogros Veganos que ouvi falar pela primeira vez. Depois de algumas tentativas é assim que eu faço, bem sem medida mesmo: vou congelando as cascas de bananas branca orgânicas bem maduras. Quando tenho suficiente, levo a água fervente por uns 10 minutos. Lavo, escorro e desfio uma a uma com um garfo (há vídeos no YouTube mostrando bem como fazer isso e há também quem faça com a casca da banana verde após fazer biomassa). Agora eu reservo e refogo no azeite, um a um nessa ordem: 1 cebola em tiras, 2 dentes de alho picados, 1 tomate em tiras, pimentão em tiras opcional. Junto a casca da banana desfiada e refogo. Salgo a gosto, coloco temperos como pimenta do reino ou paprica picante, junto uma xícara de molho de tomate e um pouco de água e deixo cozinhar uns 10 minutos até reduzir e ficar saboroso e com boa consistência. No final pode por azeitonas picadas ou cheiro verde picado. Prontinho  ♡.

Nenhum comentário:

Postar um comentário