amor

Leite condensado / creme de leite de quinua

Ótima receita para substituir leite condensado convencional. O sabor da quinua permanece, você adoça a gosto e fica com a aparência e a consistência do leite mesmo.

Ainda não testei em muitas receitas, mas para mousse fica excelente! Conforme for testando, edito esse post e coloco outras sugestões.

Também fica a observação: para usar como creme de leite em pratos como strogonoff que levam creme de leite, é só não fazer a etapa 4.

Fiz assim:
  1. Lavei 80g de quinua em grãos* em água corrente em uma peneira, mexendo bem os grãos, em seguida deixei de molho com água filtrada cobrindo os grãos por 8 a 12h.
  2. Coloquei a quinua em uma panela e adicionei cerca 300ml de água filtrada. Após levantar fervura deixei por mais 15minutos. Fogo médio ou baixo se usar panelas que esquentam mais.
  3. Terminado esse tempo, esperei esfriar um pouco e coloquei tudo no liquidificador, batendo bem. Meu liquidificador já tem uma peneira fina então só precisei fazer isso uma vez. Observe, caso não esteja homogêneo, faça o processo de peneirar por umas 3 vezes.
  4. Voltei à panela e fervi novamente, desta vez com duas colheres de sopa de açucar demerara*, mexendo bem. Não precisa deixar tão grosso, ao esfriar engrossará mais. Mas deve estar bem espesso.
Prontinho! Faz cerca de 200ml de leite condensado de quinua. Agora é só usar!

* Todos os produtos industrializados podem conter traços de alergenos. Confirme sempre com o SAC da marca de sua confiança/preferência antes de consumir.


Um comentário: