amor

Leite Vegetal


Leites vegetais são uma questão de readaptação do paladar. No início o sabor pode parecer estranho mas logo que a gente acostuma aprende a apreciar. Leite de vaca também tem um sabor, por si, engraçado, mas nos habituamos a ele.

Eles diferem do leite de vaca também na consistência, são menos gordurosos, mais aguados e obviamente muito mais nutritivos e saudáveis.

Em bolos a substituição que sugiro é de 1:1.

A alternativa mais fácil de encontrar e barata é o leite de coco. Quebra sempre um galho em qualquer receita mas tem sabor forte que predomina.Também tem o leite de soja, mas é controverso, e um potencial alergeno.

Melhor mesmo são os leites de grãos e oleaginosas, para quem pode. Das marcas que já provei, minha favorita é esta aqui, em especial o leite de Macadâmia. Na minha opinião o melhor leite vegetal que já consumi. 

No entanto, é difícil achar e são mais caros.

Uma boa alternativa é faze-los em casa! É fácil fazer leite de arroz ou outros grãos. Eu gosto do leite de quinua e do de inhame, que recomendo abaixo.

Existem máquinas para fazer leites vegetais, normalmente o carro chefe é o de soja, mas custam entre 300 e 500 reais. Já me senti tentada a comprar uma, mas temo a falta de assistência e o desconhecimento do resultado do leite!

Já fiz o leite de quinua com os grãos crus, por ser mais saudável, mas confesso que o sabor não me agradou. Então prefiro consumir assim, mesmo que perdendo um pouco das propriedades!

Já o de inhame só fiz cozido porque li no blog da Claudia Marcelino que ele cru tem muitos oxolatos e podem causar reações desagradáveis. Não quis arriscar. Mas é um leite muito bom em consistência e de sabor bem neutro. Perfeito para comer com granola!

Leite de Quinua
sem leite, sem gluten, sem ovos
Rende 250ml


Ingredientes*:
  • 2 colheres de sopa de quinua em grãos;
  • 500ml de água preferencialmente sem cloro;
  • sal e açucar mascavo (opcional)
* Todos os produtos industrializados podem conter traços de alergenos. Confirme sempre com o SAC da marca de sua confiança/preferência antes de consumir.


Modo de fazer:
1- Se puder deixe a quinua de molho por 8-12h, com água até cobrir. Não é necessário.
2- Independentemente de ter deixado a quinua de molho ou não, lave bem os grãos em água corrente com o auxílio de uma peneira.
3- Coloque a quinua e os 500ml de água em uma panela e leve ao fogo médio/baixo.
4- Ao ferver, deixe no fogo por mais 15 minutos.
5- Desligue o fogo. Ao esfriar um pouco, coloque no liquidificador e bata por 3-5min.
6- Passe por uma peneira fina de 1 a 3 vezes, até que fique bem homogêneo e com a aparência desejada. *Meu liquidificador tem uma peneirinha fina, só ela já é suficiente para mim.
7- Leve à panela novamente, acrescentando uma pitadinha de sal e 1 ou 2 colheres de chá de açucar. Mexa de vez em quando até ferver. Não é necessário fazer esta etapa, eu mesma não faço. E pronto! Armazene na geladeira por até 24h.

Para fazer em maior quantidade, basta aumentar os ingredientes proporcionalmente.




Leite de Inhame
sem leite, sem gluten, sem ovos
Rende cerca de 500ml

Ingredientes*:

  • 3 inhames pequenos
  • água até cobrir para cozinhar
  • 2 ou 3 xícaras de água filtrada
  • sal e açucar mascavo (opcional)
Modo de fazer:
  1. Ponha os inhames em uma panela com água até cobrir e um pouco mais e leve ao fogo médio para cozinhar até que esteja bem molinho ao espetar com um garfo.
  2. Descasque os inhames e bata no liquidificador por uns 5 minutinhos com 2 xícaras de água. Se não gostar da consistência acrescente mais uma. Se achar necessário, coe. Eu não vejo necessidade.
  3. Se quiser volte à panela e acrescente cerca de 1 colher de chá de açucar mascavo e uma pitada de sal. EU não vejo necessidade!

* Todos os produtos industrializados podem conter traços de alergenos. Confirme sempre com o SAC da marca de sua confiança/preferência antes de consumir.


2 comentários: