amor

Sanduiche de Maria Mole e Gelatina

Comi essa tentação na casa dos pais de um amigo. A Rosinha, mãe dele, é uma verdadeira mestre cuca e é craque em tudo que é tipo de doce. Aí eu passo vontade, porque vai gluten e leite :)

Mas esse aqui ela me ensinou. É gostoso e divertido, além de lindo, muito legal para servir a crianças.

Nota: verifique junto ao SAC se a gelatina usada não tem proteína do leite! Ou faça a sua com agar agar e frutas in natura.

Sanduiche de Maria Mole e Gelatina da Rosinha
sem gluten, sem leite e sem ovos




VERSÃO FÁCIL

Ingredientes**
  • 2 caixinhas de maria mole* preparadas conforme instruções (requer açúcar, água e uma batedeira) 
  • 1 caixinha de gelatina* de morango ou sabor de preferência preparada conforme instruções
  • Coco ralado
  • Óleo (de coco) para untar
** Todos os produtos industrializados podem conter traços de alergenos. Confirme sempre com o SAC da marca de sua confiança/preferência antes de consumir.
* Se preferir faça sua própria gelatina e maria mole com frutas in natura e gelatina sem sabor. É bem fácil (receita abaixo). Se usar das prontas recomendo as da Dr. Oetker que não tem apartamento nem corantes artificiais. Atenção: Este produto, até o momento, não é garantido sem traços de leite ou soja.



VERSÃO SAUDÁVEL / CASEIRA / SEM CORANTES / NATURAL

Ingredientes**
  • 3 pacotinhos de gelatina incolor** em pó, sem sabor
  • Açucar demerara - triture no liquidificador até ficar bem fininho.
  • Água fervente e gelada
  • Morangos (cerca de 20, de preferência orgânicos)
  • Coco ralado
  • Óleo (de coco) para untar

Modo de fazer:
  1. Unte uma forma com um pouco de óleo e reserve. Polvilhe com coco ralado.
  2. Prepare a primeira maria mole conforme instruções da caixa (a quantidade de açúcar é muita para o meu paladar então costumo usar metade ou 1/3) OU para fazer a versão caseira, dissolva 1 pacote de gelatina incolor em 1/2 xícara de água fervente, por completo. Junte então 1/2 xícara de água gelada e 1/2 xícara de açucar. Bata no liquidificador em velocidade máxima até ficar bem consistente, e triplicar de volume. Demora uns 10 minutos.
  3. Depois de pronta, espalhe dobre a forma e leve à geladeira até firmar bem.
  4. Prepare a gelatina conforme instruções da caixa e espalhe por cima da maria mole já firme. Para fazer a gelatina natural, basta dissolver 1 pacote de gelatina incolor em 250ml de água fervente. Em separado bata os morangos no liquidificador com um pouco de água, cerca de 100ml gelada. Junte um e outro, bata no liquidificador e espalhe por sobre a maria mole. Eu não acrescento açucar, porque o azedinho fica ótimo com a maria mole docinha! Leve à geladeira até firmar.
  5. Prepare a segunda maria mole da mesma forma que a primeira e espalhe por cima da gelatina já firme. Leve à geladeira até firmar.
  6. Assim teremos em uma forma 3 camadas: uma de maria mole, a do meio de gelatina e a de cima de maria mole. Polvilhe coco ralado por cima.
  7. Depois de firme corte conforme sua preferência e passe no coco ralado (necessário pois ajuda na hora de pegar a maria mole).

Um adendo: na época da APLV todas as gelatinas, inclusive a incolor, davam reação no meu filho (eu consumindo, ele mamando). Dá para fazer com agar agar, ainda quero testar, mas nunca fiz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário