amor

Substituindo OVOS

Para abrir este livro de receitas, a receita que me inspirou a enfim criar um blog.

Primeiro eu achava difícil cozinhar, aí tive que aprender a cozinhar sem gluten...
Aí eu achava difícil cozinhar sem gluten e tive que aprender a cozinhar sem gluten e sem leite...
Aí eu achava difícil cozinhar sem gluten e sem leite e estou tendo que aprender a cozinhar sem gluten, sem leite e sem ovos!!!

Quando eu começo a dominar a coisa, a dificuldade aumenta!

Bom, com a ajuda de gente do grupo VIVA SEM GLUTEN do Facebook (sempre!) comecei a me aventurar mas estava muito frustrada com a linhaça substituindo o ovo. Não ficava com a consistência que eu queria e meus bolos estavam mais para pudim.

Aí lendo o blog da Claudia Marcelino, vi que nos EUA existe um produto em pó para substituir ovos em receitas chamado EnerG. Fucei o google e achei um blog de uma americana ensinando a fazer o bendito em casa! E não é que deu certo?

Traduzindo e compartilhando:

Substituto para ovos, em pó
Para aprox. 45 – 50 ovos

Ingredientes*
2 1/2 xíc. fécula de batata
1 1/2 xíc. fécula de mandioca (pode ser amido de milho também)
2/3 xíc. fermento em pó (e aí ela ensina a fazer um caseirinho sem milho e aluminio, já aproveitei e fiz, aprovadíssimo! Veja como fazer traduzido aqui)
1/3 xíc. bicarbonato de sódio

* Todos os produtos industrializados podem conter traços de alergenos. Confirme sempre com o SAC da marca de sua confiança/preferência antes de consumir.


Coloque tudo em uma tigela e misture bem. Guarde em uma vasilha bem vedada. Ah, antes de fazer certifique-se de que o bicarbonato e o fermento estão funcionando (o primeiro testa com vinagre e o segundo com agua quente)

Modo de usar:

  • 1 ovo = ½ colher de sopa do pó com 2 colheres de sopa de água
  • Se a receita pede claras em neve, bater este pó (não funciona como merengue)
  • 1 gema =  ½ colher de sopa do pó com 1 colher de sopa de água
  • Coloque o substituto por ovo por último em suas receitas, misturando bem em separado, depois de junta-lo, bata bem e coloque de imediato em forno pre aquecido para funcionar.
  • Use no máximo o equivalente a dois ovos por receita.

Então, eu testei em uma receita minha que ficava sempre deliciosa com ovos, meu bolo de cenoura (post em breve...), e deu certinho! Claro que não ficou igual em consistência, mas não perdeu muito, e não perdeu nada em sabor.

Para dar água na boca, a foto do bolinho com o substituto:


Um amor, né?

Compartilhei com os amigos do grupo e para minha surpresa, ninguém sabia ainda dessa dica. Foi então que decidi organizar minhas receitas também online para ficar mais fácil de compartilhar.

Espero que seja de valia esta e as próximas dicas.

4 comentários:

  1. Bom dia, Simone!!
    Não entendi como usar o substituto para claras. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Na verdade a receita original não indica como substituir somente claras em uma receita, o que indica é que em toda receita que houver claras em neve para serem incorporadas à massa, você pode bater esta mistura de pó com água conforme a quantidade de ovos para juntar a receita. Porém não funciona como merengue porque, sozinho, não tem um sabor legal. Respondi legal? Se ainda tiver dúvida me diga! Beijos.

      Excluir
  2. Olá Simone! tudo bem?
    Meu filho é autista e tem alergia a ovos, leite, glúten, soja e corantes eu quero fazer esse substituto de ovos, porque meus bolos ficam tipo pudim também com a linhaça posso substituir a fécula de mandioca por polvilho doce? Gratidão!
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Acredito que sim! Vale testar né? Tomara que dê certo. Também nunca tive sorte com a linhaça; mas uma coisa que fica legal testar é água com gás, no lugar do líquido. Ajuda o bolo a crescer tambpém! Espero que dê certo. Beijos!

      Excluir