amor

Biscoitos tipo amanteigados sem gluten e sem leite

Sabe aqueles biscoitos amanteigados macios e irresistíveis da embalagem de lata? Pois a gente também pode!

A receita é rápida e fácil. Já fiz duas vezes esta e esta aqui. E escolhi em definitivo fazer como segue abaixo porque gostei mais do resultado usando açúcar de confeiteiro.



Biscoitos tipo amanteigados 
Sem gluten e sem leite
Rende cerca de 45 biscoitos

Ingredientes*:

  • 1 e 2/3 de xícaras de farinha preparada sem gluten
  • 3/4 de colher de chá de goma xantana (caso a sua farinha ainda não tenha)
  • 10 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 8 colheres de sopa de gordura de palma / coco em temperatura ambiente
  • 3 gemas
  • 1 colher de chá de essência de baunilha 
  • 1 clara e açucar cristal ou demerara para polvilhar sobre os biscoitos (opcional)
* Todos os produtos industrializados podem conter traços de alergenos. Confirme sempre com o SAC da marca de sua confiança/preferência antes de consumir. 

Modo de fazer:

  1. Preaqueça o forno a 180/200 graus.
  2. Use a batedeira para amolecer a gordura. Quando estiver cremosa adicione o açúcar de confeiteiro.
  3. Misture em separado o sal, a farinha e a goma xantana e adicione aos poucos na batedeira.
  4. Adicione as gemas e a essencia e bata bem.

A massa fica bem cremosa e mole com consistência parecida com a de buttercream, mas não deve grudar ao toque. Acrescente uma gema e/ou mais uma colher de sopa de gordura se estiver esfarelando. Ou um pouquinho mais de farinha se estiver muito mole.



Eu uso uma cookie press que deixa tudo mais fácil. É um utensílio muito legal pra quem gosta de fazer biscoitos, em especial os sem gluten que são difíceis de abrir a massa sem quebrar. Quem tem uma, basta colocar a massa dentro e prensar cada biscoito sobre uma assadeira.

Quem não tem uma deve colocar um plástico esticado sobre uma assadeira e colocar a massa em cima. Com a ajuda de outro plástico, faça um rolo / cilindro e leve à geladeira por cerca de 15 minutos. Depois fatie este rolo e ponha os pedaços em uma assadeira.

Outra idéia é esticar a massa sobre a assadeira com um rolo entre 2 plasticos, sem deixar muito fina, e levar à geladeira por uns 15 minutos. Depois usar forminhas de corte de biscoitos e delicadamente colocar sobre a assadeira para assar.

Em todos os casos use uma assadeira antiaderente sem untar.

Se quiser, pincele levemente um pouco de clara sobre os biscoitos e polvilhe açúcar cristal ou demerara sobre eles.

Leve ao forno por cerca de 8-10 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar completamente antes de remove-los com a ajuda de uma espátula para que não quebrem.


3 comentários:

  1. Simone, posso usar a farinha de trigo?
    E essa gordura de coco, é o óleo??
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra! Pode sim! Apenas certifique-se de que a farinha é livre de traços. Vai ficar mais fácil porque o trigo dá mais liga. Você pode por um pouco mais, acredito, do que eu usei, só não sei te precisar porque nunca fiz com trigo. A tal da cookie press que eu uso é uma forma de sanar o problema que a massa sem gluten tem, que é ficar quebradiça. Então acredito que você possa colocar trigo até que possa abri-la com um rolo. Também não precisa usar a goma xantana, que faz o papel do gluten na minha massa. Quanto à gordura de coco, é diferente do óleo mas os dois funcionam. O óleo de coco extra virgem tem um sabor mais pronunciado do coco, já a gordura é um misto de gordura de palma e outras por exemplo.

      Excluir
  2. Obrigada pelas dicas! farei em breve e te conto!
    bjos

    ResponderExcluir