amor

Aniversário saudável - sem gluten, sem leite, sem soja, sem corantes


Este é um post festivo!

Sempre digo que minhas restrições, e depois, as de meu filho, tornaram-se oportunidades de nos alimentarmos melhor. Uma das minhas descobertas foi o grupo Alimentação Consciente, no facebook, onde mães trocam dicas entre si e são orientadas pela nutricionista infantil Karine Durães e pela mãe e culinarista Thais Ventura

Ao longo do tempo, acompanhei as dicas de lá e fui formatando, na minha cabeça o cardápio do aniversário de 1 aninho do Heitor. 

E é com muito orgulho que apresento para vocês o resultado. Saiu tudo como eu queria: algo divertido, lúdico, saudável, em que os pequenos pudessem se servir por si.
Queria também fazer algo simples, fora desse circuito de mega festas infantis. 

Com tudo isso, decidi convidar os pequenos para um piquenique no sítio, enquanto os adultos se serviam de um café colonial. Assim pude dispor um bolo de chocolate em separado, que os pais podiam servir aos filhos se quisessem, ainda assim em uma versão saudável: era, na verdade, de cacau.
O fato de ser um cardápio de verão ajudou bastante, porque as frutas são ótimas opções!
Segue o cardápio, para cerca 10 crianças, de entre 1 e 4 anos a maioria, dois de 10 anos. Sobrou muuuita coisa, porque os pequenos comem pouco, né?

Tudo para eles era sem leite, sem gluten (meu filho não pode ainda porque eu não posso), sem corantes, tudo orgânico tanto quanto possível e feito com ingredientes naturais. O que tinha açucar, tinha demerara e pouco, e foi marcado com uma formiguinha na plaquinha, para os pais saberem. Óleos, usei de coco e azeite de oliva, ambos também orgânicos.

Os sabores de tudo estavam em plaquinhas com o desenho da fruta ou legume em questão. Expliquei tudo para os pais em um cartaz na mesa maior, junto das lembrancinhas (que aliás, foram livrinhos).

Ao invés de um bolo para o parabéns, fiz mini bolinhos coloridos que formaram um arco-iris.

Servi para os pequenos: geladinho de manga, melancia em forma de coração, melão em forma de estrela, suco integral de uva, água, pãozinho de batata doce, tortinha-omelete de legumes, sanduíche de maria mole caseira com gelatina natural de morango no meio, bolinhos de laranja com cenoura, framboesa-morango-mirtilo com beterraba e limão com espinafre (para dar as cores que eu queria). Abaixo, as fotos com as receitas.

Os bolinhos não tiveram saída, apesar de estarem bem gostosos, as crianças simplesmente não se interessaram por eles... Acho que eles queriam uma cobertura!

Cozinhei tudo de véspera com a santa ajuda da minha mãe e mantive em geladeira, esquentei um pouco antes de servir.

PS: graças a Deus choveu pouco antes para amenizar o calor (até granizo caiu), então fizemos o piquenique indoor!



Piquenique do Heitor!
Uma ideia de cardápio de um aniversário saudável, sem gluten, sem leite, sem soja, sem corantes e conservantes, alguns sem ovos, tudo com ingredientes naturais e orgânicos para a criançada. O que tem açucar está identificado.



Suco integral de uva, orgânico, metade suco, metade água.



Espetinhos de frutas:
* Cortei 1 melancia e 1 melão em fatias. O melão cortei com um cortador de biscoitos em forma de estrela, a melancia, em coração. Usei um espetinho e uma bola de isopor revestida de tecido para servir. Muitas crianças se serviram, em especial os pequenos. Meu filho ama as duas frutas então curtiu muito!



(clique para ver a receita) cortada em formato de coraçao.



(clique para ver a receita)




Arco íris:

Sanduíche de Maria Mole caseira e gelatina natural de morango
cortada em formato de nuvens
(tem um pouco de açucar demerara).
Clique para ver a receita.


Bolinhos coloridos de limão (verde), laranja com cenoura (amarelo) e frutas vermelhas (vermelho):

A receita é a mesma para os 3 bolinhos, mudando somente uma das farinhas e o liquido sendo o suco conforme a cor e o sabor correspondentes, como segue:

Ingredientes:
  • 3 ovos 
  • 1/2 xícara de óleo de coco 
  • 3/4 de xícara de açúcar demerara 
  • 1/2 xícara de farinha preparada sem gluten 
  • 1/2 xícara de farinha de cenoura / espinafre / beterraba conforme a cor que se quer 
  • 1 xícara de um suco de laranja com 2 cenouras / limão / morango, mirtilo e framboesa conforme a cor e o sabor correspondente
  • 1 colher de sopa de fermento em pó 
* Estas farinhas de legumes encontro em casas de produtos naturais mas pelo que vi no google dá pra fazer em casa!

Modo de fazer:
  • Bater os ingredientes nesta ordem. Dispor a massa em forminhas de cupcakes e levar ao forno pré aquecido a 180-200 graus por cerca de 20 minutos. Rende cerca de 15 bolinhos. 


(clique para ver a receita)




Bolo de cacau com cobertura
Servido junto à mesa dos adultos, em uma forma grande de coração 

Ingredientes:


Modo de fazer:
  • Bater, na ordem, os ingredientes, juntando 1 a 1. Assar em forma untada, em forno pre-aquecido a 180-200graus por cerca de 20-30 minutos (faça o teste do palito).


Cobertura:
  • Juntar em uma panela 3 colheres de sopa de óleo de coco ou de macadâmia, 1/2 xícara de leite de coco, 1/4 de xícara de cacau em pó e 1/4 de xícara de açucar mascavo. Mexer bem e levar em fogo baixo até ficar bem homogêneo e cobrir o bolo. Se desejar mais firmeza, acrescente mais cacau.

* * *


Você sabe que ficou bom quando até os bichinhos querem! Natureza sábia.


Expliquei tudo para os pais em pequenos cartazes sobre o que estava sendo servido, assim:


É isso! Espero que curtam uma festinha que seu filho possa se orgulhar no futuro e vocês também!

Um adendo:
No dia do aniversário dele, mesmo, fiz uma receita que uma colega postou no grupo para que ele comesse seu bolinho. Foi o primeiro da vida dele! Ficou muito gostoso, não leva nenhum farináceo nem fermento. Até minha sobrinha que já come doçurinhas curtiu.
Segue a foto e a receita, como mais uma ideia para bebês:


Muffin de Banana - receita adaptada da Janaina Horie Gabarron

Ingredientes*:
  • 2 ovos
  • 1 xícara de farinha de quinua ou quinua em flocos (a Janaina usou de aveia)
  • 2 bananas bem maduras 
  • uva passa a gosto (opcional, ajuda a deixar mais docinho)

Modo de fazer:
  • Bata as claras em neve e reserve.
  • Bata as bananas e as passas no liquidificador, acrescente as gemas e a quinua, misturando até ficar bem homgêneo.
  • Incorpore levemente as claras em neve e leve ao forno pre-aquecido por 20-30minutos a 180-200 graus.


Rende cerca de 10 muffins.

 * Todos os produtos industrializados podem conter traços de alergenos. Confirme sempre com o SAC da marca de sua confiança/preferência antes de consumir. 

2 comentários: