Pois bem. Aproveitando a sobra de um leite de amêndoas caseiro (receita abaixo também) que fiz para o iogurte, tive a grata surpresa de sair com um patê vegano maravilhoso.
Não consigo dar os créditos devidos a esta invenção porque fucei tanto a web atrás de dicas que misturei uma com a outra e deu nisso.
Vou dizer porque curti tanto: ficou muito parecido com um patê de queijinho de vaca que fazíamos no sitio dos meus pais, nas épocas de vacas gordas, leiteiras ( sem intolerância a lactose ou aplv).
A verdade é que vai virar um prato pra repetir e é uma alternativa muito mais saudável para passar no pãozinho.
Patê vegano de amendoas - sem leite, sem gluten, sem ovos e sem soja
e Leite cru de amendoas - sem leite, sem gluten, sem ovos e sem soja
Ingredientes:
- 400g de amendoas cruas
- Água filtrada (1 litro + 3 trocas para hidratar)
- Sumo de meio limão (usei caipira)
- Cebolinha verde à gosto (usei 2)
- Sal à gosto
Modo de fazer:
- Hidrate as amêndoas em água filtrada por cerca de 10h, trocando de água 2 ou 3X se possivel.
- Descarte a água, lave as amêndoas e moa no liquidificador com 1 litro de água filtrada. Se o seu liquidificador, como o meu, já tem uma peneira que separa os sólidos, isso basta, do contrario, peneire o líquido com uma peneira fina ou um coador de tecido, espremendo bem. O líquido é o seu leite de amendoas, que está pronto, branquinho, lindo e delicioso. Conserve em geladeira e consuma em 2 ou 3 dias.
- As sobras, ou amendoas moí,das ficam muito parecidas com queijinho / ricota. Junte o sumo do limão, o sal e mexa bem, por último as cebolinhas picadas e sirva. Também conserve em geladeira para consumir em 2 ou 3 dias.
* Para fazer em menor quantidade, basta diminuir a receita proporcionalmente :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário