amor

Torta de Maçã sem gluten, sem leite e sem ovos

Essa é a adaptação daquela torta de maçã tradicional americana, que a gente vê nos desenhos esfriando sobre a janela e que normalmente atrai alguns personagens flutuando pelo cheiro. rs! Busquei algumas receitas diferentes em sites americanos para adaptar e deu super certo. É fácil de fazer, também.

A massa é delicada e crocantinha, desmancha na boca, muito gostosa. É importante ser forte e resistir para não cortar ainda quente, já que o cheiro é maravilhoso, pois ela firma bem só depois de fria!

Torta de Maçã 
sem gluten, sem leite e sem ovos 






Ingredientes* para a massa:



Modo de fazer a massa:

  1. Bata na batedeira o açúcar e a gordura até formar um creme. 
  2. Junte a farinha e bata até virar uma farofa.
  3. Adicione a água gelada colher a colher, ainda com a batedeira ligada, verificando a massa se está no ponto, que é um creme bem consistente, que não esfarele e nem grude nas mãos
  4. Divida a massa em 2/3 e 1/3 e leve à geladeira embrulhadas em saco plástico por cerca de 20 minutos.


Ingredientes* para o recheio:

  • 4 maçãs verdes grandes
  • 1 xícara de açucar demerara
  • 3 colheres de amido de milho ou de fécula de mandioca
  • 1 colher de sopa rasa de canela em pó
  • 1/3 de colher de chá de noz moscada em pó
  • 1/2 colher de sopa de sumo de limão
  • 1 e 1/2 colheres de sopa de gordura de coco / palma 


Modo de fazer o recheio:

  1. Misture o açucar, a canela, a noz moscada e o amido ou fécula em uma tigela pequena.
  2. Descasque as maçãs e fatie em meia-luas. Cubra-as com o sumo de limão em uma tigela e com a gordura, em estado liquido, derretida no microondas.
  3. Junte a primeira mistura sobre as maçãs e misture bem.


Montando a torta:

  1. Pre-aqueça o forno a  250graus.
  2. Disponha 2/3 da massa sobre o verso de uma forma grande com o auxílio de dois plásticos: um entre a forma e a massa e outro por cima. Com um rolo ou com as mãos, abra-a, até ficar em uma espessura de cerca de 3mm. Retire o plástico de cima e vire sobre uma forma de torta de aproximadamente 22cm de diâmetro, levemente untada com um pouco de óleo, preenchendo-a toda com os dedos. Faça o acabamento da parte superior, nas laterais da forma, removendo as rebarnas. Se aparecer algum furinho, remende. 
  3. Posicione as fatias de maça sobre a massa, e ao fim, cubra com a farofinha que ficar na tigela. 
  4. Cubra com o restante da massa, em tiras com espaços para o vapor sair. Se abrir a massa inteira (abrindo-a do mesmo modo como abriu a primeira parte da massa), faça ao menos três furos do tamanho de um dedo sobre ela.
  5. Se você pode OVO, use um, batido para pincelar a parte de cima da massa (opcional). Se não, faça o mesmo com um pouquinho de leite de quinua ou pule esta etapa.
  6. Cubra a parte de cima com uma mistura de açucar e canela.
  7. Leve ao fogo alto (230-250 graus) por cerca de 10 minutos. Ponha a forma da torta sob uma outra, maior, para o caso de escorrer algo.
  8. Diminua o fogo para 180-200 graus e asse por mais 50 minutos aproximadamente. Teste ao final, espetando uma faca fininha no centro: se não encontrar resistência, é sinal de que o recheio está bem cozido.
  9. Deixe esfriar completamente e sirva! Se preferir, decore espalhando um pouco de açucar de confeiteiro com uma peneira.
A massa aberta no fundo da forma

Já com o recheio que fica bem alto

Antes de assar, sob uma forma maior

 * Todos os produtos industrializados podem conter traços de alergenos. Confirme sempre com o SAC da marca de sua confiança/preferência antes de consumir. 

4 comentários:

  1. Olá bom dia, aqui em minha casa, tenho tres alergicos a proteina do leite... gostaria de saber se tem algo que substitui a goma xantana e acucar demerara, tenho dificuldades de achar esses produtos... ah e aki tambem esta na pagina principal da internet... gratissima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, a goma xantana é só não usar, e o açucar use o normal, refinado, uso o demerara por ser mais saudavel só! Nao se esqueça sempre de se informar no SAC de cada marca que usar de que os ingredientes sejam limpos de traços, nao compartilhem maquinario com nada que va leite, etc. Beijos!!!

      Excluir