Em inglês, se desconstruirmos "pancakes" = "pan + cakes" ou seja, bolinhos de frigideira! Bem o que elas são.
Meu cunhado Erik é um brasileiro norte-americano (rs) e me ensinou a receita da mãe dele, Beverly, e eu adaptei. De quebra, ainda me deu o vidrinho da Maple Syrup (xarope de bordo) favorito da família dele.
Se encontrar no Brasil, prefira sempre os xaropes puros, sem adição de açucar. Estes são muito doces para o meu paladar! Perdem o sabor verdadeiro do maple, que é bem suave.
Vai aí a receita:
Pancakes do Erik sem gluten e sem leite
Ingredientes:**
- 3 ovos
- 1 xícara de farinha sem glúten
- 1/2 xícara de leite vegetal
- 1/2 colher de chá de fermento
- Uma pitada de sal*
- 1 colher de sopa de açúcar*
* O Erik não acrescenta nem sal nem açúcar, mas eu prefiro por.
** Todos os produtos industrializados podem conter traços de alergenos. Confirme sempre com o SAC da marca de sua confiança/preferência antes de consumir.
** Todos os produtos industrializados podem conter traços de alergenos. Confirme sempre com o SAC da marca de sua confiança/preferência antes de consumir.
Modo de fazer:
- Bater no liqüidificador ou mixer todos os ingredientes por cerca de 1 minuto. O ponto é de bastante liga, uma consistência bem cremosa.
- Untar uma frigideira larga com óleo e levar ao fogo baixo.
- Derramar a massa com uma concha ou jarra no centro, deixando que esparrame até firmar um círculo de cerca de 10 cm de diâmetro.
- Bater no centro da panqueca com uma espátula até o ponto de virar, quando a parte de baixo estiver bem cozida e as laterais comecem a formar pequenas bolhas que indicam o cozimento.
- Virar para asar por completo. Vale girar no ar como o Erik faz ;)
- Servir quente com geléia, xarope de bordo, de agave, mel, melado ou como preferir!
Rende 10 panquecas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário