amor

Panquecas americanas sem gluten e sem leite

Sabe de onde vem esse nome engraçado "panqueca"?

Em inglês, se desconstruirmos "pancakes" = "pan + cakes" ou seja, bolinhos de frigideira! Bem o que elas são.

Meu cunhado Erik é um brasileiro norte-americano (rs) e me ensinou a receita da mãe dele, Beverly, e eu adaptei. De quebra, ainda me deu o vidrinho da Maple Syrup (xarope de bordo) favorito da família dele.

Se encontrar no Brasil, prefira sempre os xaropes puros, sem adição de açucar. Estes são muito doces para o meu paladar! Perdem o sabor verdadeiro do maple, que é bem suave.

Vai aí a receita:

Pancakes do Erik sem gluten e sem leite


Ingredientes:**
  • 3 ovos
  • 1 xícara de farinha sem glúten
  • 1/2 xícara de leite vegetal
  • 1/2 colher de chá de fermento
  • Uma pitada de sal*
  • 1 colher de sopa de açúcar*

* O Erik não acrescenta nem sal nem açúcar, mas eu prefiro por.
** Todos os produtos industrializados podem conter traços de alergenos. Confirme sempre com o SAC da marca de sua confiança/preferência antes de consumir.


Modo de fazer:
  • Bater no liqüidificador ou mixer todos os ingredientes por cerca de 1 minuto. O ponto é de bastante liga, uma consistência bem cremosa.
  • Untar uma frigideira larga com óleo e levar ao fogo baixo.
  • Derramar a massa com uma concha ou jarra no centro, deixando que esparrame até firmar um círculo de cerca de 10 cm de diâmetro.
  • Bater no centro da panqueca com uma espátula até o ponto de virar, quando a parte de baixo estiver bem cozida e as laterais comecem a formar pequenas bolhas que indicam o cozimento.
  • Virar para asar por completo. Vale girar no ar como o Erik faz ;)
  • Servir quente com geléia, xarope de bordo, de agave, mel, melado ou como preferir!

Rende 10 panquecas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário