A receita é da Mariana Muniz, publicada pelo incrível I could Kill for Desert e se chama Bolo Oreo Brulée.
Como eu não tenho maçarico, o meu ficou sem brulée mesmo, e como Negresco era a minha bolacha favorita na infância, dei uma brasileirada no nome do meu bolo!
Mas segui a receita à risca, apenas acrescentando gergelim preto para ajudar na cor mais escura, já que não encontrei o Cacau Black para comprar. Vou botar as instruções de acordo com o que eu fiz, até porque esse aqui é o meu caderninho de receitas! Quem quiser seguir pelas dicas da Mari, é só clicar no link em cima.
Bolo Oreo Brulee - Mariana Muniz
Sem gluten e sem leite
Ingredientes:
- 2 xícaras de açucar demerara
- 2 xícaras de Farinha sem gluten peneirada
- 70g de cacau em pó puro (100%) peneirado
- 20g de cacau black em pó peneirado (se não encontrar, use mais 20g do 100%, totalizando 1 xícara e meia)
- 50g de gergelim preto (opcional, adição minha, pus para ajudar na cor mais escura e acabou dando um crocante bem interessante na massa!)
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 2 ovos
- 120ml de óleo de coco
- 180ml de leite de coco
- 2 colheres de sopa de água em temperatura ambiente
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã
- 220ml de água quente
Modo de fazer;
- Pré-aqueça o forno a 175˚C (conheçoo meu forno, então pus a 220).
- Unte 2 formas de 21 cm com óleo e cacau em pó e forre (usei duas formas iguais, de coração, para facilitar, mas fiz só duas camadas e não 4 como o original)
- Na tigela da batedeira, bati um pouco o leite de coco, os 30ml de água e o vinagre. Esse, segundo a Mari, é um falso "buttermilk" ou leiteiro.
- Junte todos os demais ingredientes exceto a água quente nesta tigela e bata na batedeira, deixando para incorporar por último os 220 ml de água quente. Bata por 2 minutos até que a massa esteja lisa e uniforme.
- Distribua a massa nas formas e asse cerca de 20-30 minutos, até que o teste do palite saia seco ou, no máximo, com algumas migalhinhas presas.
- Retire do forno e deixe esfriar. Se preferir, em especial se for corta-las ao meio para fazer 4 camadas, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por algumas horas, de preferência de um dia para o outro, para a massa ficar mais firme e a montagem se tornar mais fácil. Eu não fiz isso pois minha farinha é boa e só fiz 2 camadas.
Cobertura / recheio de Marshmallow ou Merengue Suíço
Sem gluten e sem leite
Eu já tinha feito marshmallow para um Bolo Nhá Benta (que aliás, esqueci de postar aqui!), mas de uma forma diferente: primeiro caramelizei o açucar a ponto de fio e depois juntei às claras e bati na batedeira. Esse método ensinado pela Mari achei mais fácil de acertar e não se perder no caramelo.
Ingredientes para meia receita (para uma camada e uma cobertura, somente):
- 3 claras
- 150g de açucar demerara
- 1/2 colher de sopa de extrato de baunilha
Junte as claras e o açúcarem uma panela e leve ao fogo em banho maria, mexendo sempre, até que o açúcar esteja completamente dissolvido (ponha o dedo mesmo para testar). Ele irá aquecer mas não chegará a ficar desconfortável ao toque. Você vai perceber que ele etsrá bem espumoso já.
Coloque o conteúdo da panelas na batedeira e bata na velocidade alta até que fique firme e brilhante. Vai uns bons 15 minutos. Ao final, junte a baunilha.
Por fim, monte o bolo, passando um pouco do merengue na parte de cima de uma das massas, colocando a outra em cima dela e passando generosamente o merengue por cima e pelos lados do bolo.
Dica da Mari: Ela foi super gentil ao me dizer que o ideal é que se monte o bolo no mesmo dia de servir pois o merengue tende a murchar de um dia para o outro (embora tenha ficado gostoso também!)
Ficou maravilhoso. Obrigada Mari pela receita adaptada à nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário