Essa receita faz parte da minha infância. Minha madrinha fazia muito no forno a lenha, em cima de uma folha de bananeira e era sem igual.
Coisa de catarinense, acho!
Ingredientes:
1 xicara de polvilho azedo
1 colher de chá de sal
1 xicara de água fervente
1 xícara de coalhada ou iogurte natural (baixo teor de lactose) ou 1/2 de nata (aplv não pode. Já fizemos com oleo de coco, quebrou um galho mas não ficou saborosa...)
* E ao final vai mais cerca de 1 e 1/2 ou 1 e 3/4 xicara de polvilho até dar o ponto
Misture os três primeiros ingredientes, fazendo um pirão. Então, acrescente o último ingrediente e misture. Aos poucos vá acrescentando mais polvilho e amassando com a mão até dar o ponto, que é uma massinha homogenea, elástica, que não gruda na mão.
Dica: as vezes se você está com a mão na massa desde o inicio, fica muita massa grudada na mão e você se engana no ponto. Vale a pena lavar a mão e mexer de novo para ver.
Faça a rosca (ou seja mais criativo) e leve ao forno pré aquecido a 300 graus. Depois que estourar (crescer) abaixe para 200 até ficar bem dourada.
Importante não usar o dourador em fornos eletricos, ele pode deixar dourado a parte de cima antes da rosca estar bem assada, aí ela murcha ao tirar do forno. Devagar e sempre!
Sirva com nata ou geléia!
Rendimento: duas roscas grandes
Adorei a receita,so da próxima vez tenho que assar com forno mais baixo .aprovadiscima....
ResponderExcluir