Aproveitei a companhia das minhas duas priminhas de 10 e 12 anos e peguei uma receita diferente para adaptar e testar sem gluten e sem leite.
Estes biscoitinhos de gengibre são originarios dos países escandinavos e germânicos, ideais para o inverno. Fazem muito sucesso nos Estados Unidos também. O personagem do Shrek "Gingy" é um biscoitinho desses da fábula do "Gingerbread man".
Eu nunca provei deles com gluten para saber, mas uma vez nos E.U.A. provei eles gluten free e adorei. Nessa minha receita, ficaram iguaizinhos: um tanto frágeis sem se desfazer, esfarelando na boca, levemente crocantes por fora e macios ao morder. Uma delícia!
Também são chamados de molasses porque são feitos com melado. Aliás são bem semelhantes aos nossos biscoitinhos de melado, natalinos, no sabor. Mas enquanto os nossos são crocantes, estes são macios. E beeeeeeeeeeeeem doces!
Compartilho a receita testada e aprovada.
Biscoito de melado e gengibre "Gingerbread spritz cookies" sem gluten e sem leite
Rende cerca de 50 biscoitos
1 - Em uma bacia misturar com uma colher...
- 3/4 de xícara de óleo de coco ou gordura de coco em temperatura ambiente. Usei em substituição à manteiga, que era o que pedia na receita original. Se estiver muito sólida, o ideal é amolecer no microondas, por exemplo.
- 1/2 xícara de melado.
- 1/4 xícara de açucar mascavo.
2- Isto feito, acrescentar à mistura:
- 1 ovo grande já levemente batido.
- 1 colher de chá de essência de baunilha.
3- Misturar tudo bem e reservar. Os pedacinhos de gordura ainda estarão sólidos.
4- Em uma outra bacia, misturar bem:
- 2 xícaras de farinha sem gluten
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/4 de colher de chá de sal.
5- Por fim acrescentar à este pó:
- 2 colheres de chá de noz moscada em pó.
- 2 colheres de chá de canela em pó.
- 3 colheres de chá de gengibre em pó.
- 1 colher de chá de cravo em pó.
O resultado deve ser uma massa bem homogênea e molinhaque não grude na mão parecida com brigadeiro. Não deve ficar quebradiço ou esfarelado (farinha demais) e nem grudar demais (farinha de menos).
Eu usei um kit de fazer spritz cookies (semelhante a este aqui). Então foi só colocar a massa lá dentro, sem precisar descansar e ir prensando os biscoitinhos na forma sem untar. Este kit é uma ótima aquisição para fazer biscoitos sem gluten, que dificultam na hora de abrir com um rolo.
Como eu sei que a maioria não tem esse utensílio maravilhoso, é só fazer bolinhas como as de brigadeiro e amassar com o dedo na forma, como o do centro da foto:
Se tiver dificuldade, segue outra opção:
- Enrolar a massa em um papel filme e deixar na geladeira por cerca de 2h. Isso vai deixar a massa melhor para trabalhar.
- Após esse período, abrir a massa sobre uma mesa enfarinhada com o auxílio de um rolo. Pode deixa-la mais fina ou mais grossa, conforma a preferência. Eu faria com cerca de 0,7 cm de altura.
- Com um copo ou com forminhas, fazer formatos diferentes de biscoitos.
Para assar:
- Dispor em uma forma antiaderente sem untar. Espaçar os biscoitos com cerca de 2cm de distância um do outro.
- Assar no forno a 175 graus por cerca de 10-12 minutos. Eles não devem escurecer muito, só levemente. Se você furar ainda estarão meio molinhos, é normal. Mas se espetar um palito ele sairá seco.
- Retirar do forno e deixar esfriar, só então remover com uma espátula. Após isso, pode guardar em um pote. Eles ficam ainda mais gostosos a partir do dia seguinte de guardados em um pote.
Beijos, bom divertimento e bom apetite!
* Todos os produtos industrializados podem conter traços de alergenos. Confirme sempre com o SAC da marca de sua confiança/preferência antes de consumir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário