Tapioca
sem gluten, sem leite, sem ovos e com o que você quiser!
Ingredientes*
- 1/2kg de polvilho doce
- Água filtrada o suficiente para cobrir
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Coloque o polvilho em uma tigela grande e coloque água até cobrir e ficar pelo menos dois dedos acima da massa. Depois de algum tempo vai parecer um gesso bem solido em baixo, com água em cima.
- Deixe de um dia para o outro em repouso para dissolver bem. Umas 12h é o suficiente.
- Escorra a água sobressalente, depois seque com a ajuda de um pano limpo sem deixar excesso de água, até ficar só a massa lisa, bem dura, parecida com um gesso.
- Quebre e esfarele essa massa com as mãos, e passe por uma peneira grande. Após tudo peneirado, acrescente um pouco de sal se quiser..
- Em uma frigideira anti-aderente, espalhe a farinha e modele a tapioca como uma panqueca no fundo da frigideira. O segredo é deixar a frigideira ficar bem quente antes de colocar a massa.
Dica: para uma tapioca bem leve, peneire bem a massa e na hora de colocar na frigideira ponha a quantidade suficiente para cobrir o fundo, sem ficar espessa. - O ponto é bastante rápido, assim que desgrudar o fundo da frigideira, vire-a por alguns segundos e estará pronta. Basicamente a massa tem que secar na frigideira, não fritar. Não deixe escurecer nem endurecer.
- Recheie a gosto com coco e mel, goiabada, carne de sol, homus, com maçã ou banana cozida com açucar e canela... Como bem entender! Para quem pode queijo de cabra a minha favorita de todos os tempos é com queijo pecorino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário