amor

Pão de Queijo sem leite e sem gluten

Estava eu no facebook quando vejo uma receita aqui do blog compartilhada no grupo APLV e Alergia Alimentar e recomendada pela Cintia Alves.

Confesso que fiquei emocionada. Olhem só o que ela disse: "todas q eu fiz do site ate hj deram certo! VC me ajudou a deixar 3 crianças felizes ( e uma mãe, claro)! Obrigada"

Comecei esse blog porque percebi o quanto outros blogs me ajudaram a aprender a cozinhar com restrições, e de quebra, organizar minhas receitas favoritas. É muito bom saber que estou devolvendo ou passando adiante um pouco da ajuda imensurável que já recebi.

Pra você Cintia, e pra todo mundo que acompanha este blog, meu pedido de desculpas pela lentidão de novas postagens. A correria está grande (coisa que quem tem filhos certamente entende).

E com carinho especial para você, Cintia, uma receita que não é minha, mas que garimpei na net, readaptei um pouco, testei e aprovei hoje. Não só eu, como o meu marido e sua família (que não tem nenhuma restrição) e meu filho, que ganhou uma versão sem sal e se lambuzou :)
* Lembrando que ele tem 11 meses e carboidratos refinados como os utilizados na receita são indicados somente a partir de 1 ano, porém foi uma coisa esporádica e "recreativa", então dei.

É só seguir bem certinho que dá super certo! E o segredo é o forno estar bem aquecido, e só tirar quando estiver bem estourado e dourado.

Pão de Queijo sem Queijo - sem leite e sem gluten




Ingredientes*:

  • 3 copos de batata doce cozida e amassada
  • 2 copos de polvilho azedo
  • 2 copos de polvilho doce
  • 2 ovos
  • ½  copo de azeite de oliva
  • ½ copo de água
  • 2 colheres de sopa de linhaça dourada
  • 1/2 xícara de orégano 
  • Sal a gosto (provar a massa)

Modo de fazer:

  1. Aquecer em uma panela a água, o azeite e o sal e reservar.
  2. Em uma vasilha misturar o polvilho, os ovos, a batata doce e a linhaça.
  3. Acrescentar a água com o azeite e sal a essa mistura e por último o orégano.
  4. Enrole como pão de queijo e coloque em assadeira sem untar em forno pré-aquecido a 200/220 graus. Assar por 30-40minutos até que os pãezinhos estejam rachados, dourados e com aparência de crocantes.

Obs: Nunca fiz sem ovos mas no link da receita original é dito que pode ser sem eles, mantendo o resto da receita igual ou talvez acrescentando mais água.


Rendimento: cerca de 80 pãezinhos 

* Todos os produtos industrializados podem conter traços de alergenos. Confirme sempre com o SAC da marca de sua confiança/preferência antes de consumir. 

2 comentários:

  1. Adorei seu blog, tenho alergia a ovos, leite e glúten e agora tenho um monte de receitas para testar!
    beijos, Gabi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, que bom, fico muito feliz em compartilhar! Beijos e me conta do que você gostar depois :)

      Excluir