amor

Iogurte Natural orgânico - sem gluten

Como vocês sabem, nossa dieta de APLV já chegou ao fim. Entretanto, após ler muito sobre leite e derivados, decidi por cortar o máximo possível da minha alimentação e não introduzi-los ainda na do Heitor.

Exceto pelo Iogurte Natural. Veja o porque lendo esse texto ótimo da Pat Feldman, blogueira que sigo e a quem muito admiro.

O negócio é que Iogurte é um leite fermentado, com lactobacilos, e estes se alimentam justamente da LACTOSE do leite. Há quem tenha intolerância a lactose e não possa comer iogurte, pois eu, com minha intolerância bastante forte, descobri que iogurte não só não me faz mal como me faz muito, muito bem!

A preparação do iogurte não tem segredo. Uso leite direto da vaca, criada solta, considerado orgânico, ou seja, a alternativa mais saudável possível, e o fermento lácteo da Bio Rich, que a gente encontra em casa de produtos naturais. Dá para fazer com iogurteira ou sem, usando de um pouquinho de prática ou de um termômetro culinário. Veja no blog Crianças na Cozinha como fazer ou siga essas minhas diretrizes:

  • Ferva 1l de leite;
  • Deixe amornar à temperatura ambiente (se usar iogurteira) ou de 45 graus usando um termometro culinario ou a palma da mão (se encostar e estiver morninho sem precisar tirar a mão, está bom).
  • Pegue um pouco do leite e misture com um pacotinho de bio rich, após totalmente dissolvido, junte ao restante do leite e misture.
  • Ligue a iogurteira por 8h ou embrulhe bem com jornais, isopor e mantenha em um local quentinho por este tempo.

Como esse leite é super puro, o iogurte fica muito rico e saboroso. Tenho feito o iogurte natural para usar em receitas, como:
* Pão "de Queijo", na verdade, de Iogurte Natural!
* Mousse "petit suisse" da Thais Ventura (que você pode adoçar ou não).

E faço outro para transformar em "grego" para meu café da manhã e para fazer patê ou cream cheese. É super fácil: depois do iogurte pronto, basta coar o soro do leite com um coador de papel ou de pano por cerca de 2-4h. O soro fica todo no recipiente e você pode usar para:
* Substituir metade do leite em receitas de pães e bolos;
* Dar como um trato para seus animais;
* Regar plantas.
Descobri pela Pat Feldman que esse soro é o mesmo que o tal do "whey protein" que o pessoal que curte academia tanto usa. Só é uma versão natural do mesmo!

Já a massa de iogurte que sobra você pode usar para:
* Juntar as sementes de uma fava de baunilha (ou extrato ) e mel e transformar num delicioso iogurte grego;
* Juntar à uma geleia de morangos (prefira os orgânicos), adoçada com uvas passa batidas ou mesmo açucar demerara e fazer um perfeito danoninho - esse sim valeria um bifinho!
* Juntar sal e fazer cream cheese!
* Juntar sal e especiarias frescas para um delicioso patê!

Atenção: somente usando o leite tipo A ou preferencialmente um direto do sitio você vai conseguir a riqueza do grego, pois é um iogurte bem puro e gordo, mesmo. Os iogurtes de mercado, em sua maioria, são feitos  com leite tipo C.

Financeiramente falando, comprar um iogurte grego ou fazer o caseiro dá elas por elas. A diferença é que o que eu faço vem de vaca criada solta, é feito com fava da baunilha MESMO e adoçado somente o tanto que eu quero, juntado de frutas orgânicas, sem agrotóxicos ou corantes ou aromatizantes artificiais... Ou seja, o trabalho a mais é pela sua saúde e por fazer escolhas mais responsáveis.

Este é o meu grego com mel e baunilha em favas:



* Obviamente, iogurte natural TEM proteína do leite de vaca e não pode ser usado por alérgicos ou pessoas em dietas que não permitam as proteínas.

2 comentários:

  1. Adorei .... Como vc faz o cream chesse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É só coar bastante tempo conforme na receita, e depois acrescentar sal :)

      Excluir