Na escola do meu filho é lanche comunitário. Cada uma das 15 famílias leva um lanche do cardápio definido em reunião, 1 ou 2x no mês.
Dei uma sorte danada das mães da turma serem super atentas à questão da alimentação. Priorizam orgânicos, são interessadas, conseguimos vetar suco de caixinha, gelatina e esses iogurtes cheios de corantes!
No meu dia, devo levar morango, uva passa, um suco natural, sanduíches naturais e um bolo de iogurte. O bolo é esse meu, um dos favoritos do meu filho!
Já o sanduíche pra mim é um desafio, porque 1) não como gluten e 2) precisa ser algo que não se desmonte quando os pequenos manusearem, nem muito pedaçudo.
A primeira vez fiz meu pãozinho caseiro integral mas o gluten fez muita falta e esfarelou demais. Dessa vez procurei um bom pão integral com gluten mesmo em padaria. A próxima vou ousar com aqueles pães de beterraba e espinafre, acho que as crianças vão curtir as cores.
Para o recheio, fiz uma maionese de abacate (receita abaixo) e dividi em duas partes.
Em uma eu adicionei 2 cenouras raladas e umas 2 colheres de "catchup" orgânico (pode fazer caseiro também ou simplesmente por tomate picadinho).
Na outra eu adicionei uns 2 raminhos de espinafre e umas 8 cebolinhas verdes e bati no liquidificador, depois pus um pepino descascado sem semente ralado e umas 4 folhas de alface americana picadinha.
Passei em um pão a mistura verde, cobri com outro pão e em cima deste a mistura laranja, e cobri com outro pão. Ficou colorido e gostoso! Mas infelizmente, não fez sucesso com a turminha. Só o meu filho e um amiguinho comeram.
A professora deu a dica de fazer um sanduíche com um patê de frango desfiado, e é algo assim que vou tentar da próxima vez.
Mas ficou muito gostoso e vou repetir sem dúvida. Até porque o que sobrou o pessial do trabalho comeu, tudinho! E gostou.
Vale reforçar: uso tudo orgânico, só não é orgânico o que eu não encontro!
Para o sanduíche ser sem ovo, leite e gluten, é bom se certificar de que o pão (e demais ingredientes) utilizados é sem traços destes três.
Quanto à maionese de abacate, super legal e versátil. Sou fã de abacate, como puro, igual meu pequeno, e na dieta de APLV eu fazia muito mousse de chocolate com ele.
A receita é do site Veggie e Tal, segui a risca.
Maionese de Abacate
Sem gluten, sem leite e sem ovos
Ingredientes:
- Polpa de 1 abacate médio
- 1/2 xícara de azeite extravirgem
- suco de 1 limão
- 8 colheres de sopa de água
- 1 colher de chá de sal
- 1 pitada de pimenta do reino
- ervas a gosto (opcional)
Modo de fazer:
Bata no liquidificador a polpa de abacate com o limão, a água e os temperos. Vá acrescentando o óleo aos poucos e batendo. Se desejar, adicione ervas picadas. Acompanha lanches, patês e saladas. Tampado e conservado em geladeira, dura até 3 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário